Audiovisual

sábado, 25 de outubro de 2008

Gac - Grupo de apoio a criança

PROJETOS:
“FAMÍLIA: Construindo Cidadania” e "Família Trabalhando sua Autonomia".

O Grupo de apoio a criança é uma Organização não governamental, fundada em 10 de julho de 1994, localizada no Bairro Vila dos Pescadores no município de Cubatão - SP, com a finalidade de oferecer atendimento as crianças no campo saúde, cultura e educação de base e proporcionar as famílias o resgate de sua autonomia, capacitando-as para o exercício de cidadania.
O projeto atende atualmente, 92 crianças e 10 adolescentes de ambos os sexos e seus familiares. Os assistidos são estimulados a freqüentar a entidade para trabalharem suas necessidades sociais, psicológicas e culturais não apenas recebendo recursos materiais.


Missão:

Promover o direito à convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes em situação de risco, investindo na valorização e no fortalecimento da família.
Atualmente nosso trabalho é pautado na proteção, prevenção, amparo e defesa do desenvolvimento, socioassistencial, de crianças, adolescentes e familiares, com prioridade as crianças e adolescentes na faixa etária de 4 à 18 anos.


Visão:
Disseminar a idéia de que o investimento na família é a melhor opção para proteger a criança e o adolescente em situação de vulnerabilidade social.


Ações:

Jornada ampliada











Conhecido antigamente como Reforço escolar, para crianças de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental com turmas e horários diversificados ao da escola;

Recreação











Realizadas diariamente para as crianças no horário alternado com o da escola, proporcionando ações complementares à jornada ampliada, visando o desenvolvimento de suas potencialidades, por meio de atividades artísticas, culturais e esportivas.


Brinquedoteca





















Alimentação













Preparados pelas cozinheiras Cleidemara e Edilene e supervisionados pelo Nutricionista Dr. Lincoln Dias Junior o GAC fornece complemento alimentar diário com café da manhã, almoço e lanche da tarde para todas as crianças.


Atendimento Nutricional














Avaliação e acompanhamento do estado nutricional de todas as crianças e adolescentes para verificação de risco nutricional e intervenção quando detectado.


Atendimento Psicológico















Realizado pela Psicóloga Dra. Annachiara Gonçalves Moretti, para as crianças e famílias que se encontram em situação de risco emocional.

Visitas domiciliares

















Trabalho desenvolvido pela Assistente Social Ana Silva Santos onde são realizadas visitas domiciliares para as famílias em situação de vulnerabilidade social sempre que necessário.

Projeto "Geração de Renda"











Com diversidade de dias e horários em parceria com a Fábrica da Comunidade e Voluntárias do GAC, são fornecidos cursos para os familiares e responsaveis pelas crianças atendidas como(escultura em Jornal, panificação, culinária, enfeites natalinos com mat. Reciclado e etc).
Essas oficinas são desenvolvidas com o objetivo de viabilizar condições que facilitem a busca de subsídios para a capacitação e geração de renda, estimulando a inclusão social fortalecendo a estrutura familiar.

Patrocinadores e parceiros:


O GAC esta inscrito no Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente e tem como principais parceiros para o desenvolvimento do projeto:


Governo do Estado de São Paulo
- SEADS - Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
- DRADS - Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social




Prefeitura Municipal de Cubatão
CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social
SEMAS - Secretaria Municipal de Assitência Social
Fábrica da Comunidade






domingo, 27 de julho de 2008

História


Inicialmente o GAC distribuía sopa exclusivamente para suprir a carência alimentar básica. Os assistidos em numero de 50 inscritos freqüentavam a entidade exclusivamente com a finalidade de se alimentar.

Com o decorrer do trabalho percebeu-se a necessidade de mudanças na mentalidade paternalista de ambas as partes. A entidade passou então a contar com a colaboração de educadores sociais com qualificação técnica em diferentes áreas. A partir daí, os inscritos estavam vinculados a entidade através de atividades diversas como oficinas e não mais apenas a distribuição da sopa, que continua sendo oferecida ao termino das atividades de cada período.

A ação desenvolvida pela entidade estende-se a uma população caracterizada pela baixa renda, margeando a miserabilidade, alto nível de agressividade, violência, dependência química, baixa escolaridade, analfabetismo. Assistencialismo e falta de motivação para transformação dessa realidade. Essas características vivenciadas pela comunidade em geral refletem-se diretamente no comportamento de crianças e principalmente adolescentes demonstrando pouca perspectiva de mudança e pouca valorização ou falta de oportunidade para o crescimento através processo educacional. Atualmente o GAC atende 92 crianças de 02 a 11 anos, 20 adolescentes de 12 a 15 anos e seus familiares.

As crianças são assistidas por Assistente Social, Nutricionista, Psicóloga, Educadores Sociais e recreacionistas e apresentam diminuição no nível de agressividade e melhora no desempenho escolar. Em todas essas áreas trabalham-se a auto-estima e a auto-valorização dentro da família e da comunidade em geral.