Audiovisual
domingo, 27 de julho de 2008
História
Inicialmente o GAC distribuía sopa exclusivamente para suprir a carência alimentar básica. Os assistidos em numero de 50 inscritos freqüentavam a entidade exclusivamente com a finalidade de se alimentar.
Com o decorrer do trabalho percebeu-se a necessidade de mudanças na mentalidade paternalista de ambas as partes. A entidade passou então a contar com a colaboração de educadores sociais com qualificação técnica em diferentes áreas. A partir daí, os inscritos estavam vinculados a entidade através de atividades diversas como oficinas e não mais apenas a distribuição da sopa, que continua sendo oferecida ao termino das atividades de cada período.
A ação desenvolvida pela entidade estende-se a uma população caracterizada pela baixa renda, margeando a miserabilidade, alto nível de agressividade, violência, dependência química, baixa escolaridade, analfabetismo. Assistencialismo e falta de motivação para transformação dessa realidade. Essas características vivenciadas pela comunidade em geral refletem-se diretamente no comportamento de crianças e principalmente adolescentes demonstrando pouca perspectiva de mudança e pouca valorização ou falta de oportunidade para o crescimento através processo educacional. Atualmente o GAC atende 92 crianças de 02 a 11 anos, 20 adolescentes de 12 a 15 anos e seus familiares.
As crianças são assistidas por Assistente Social, Nutricionista, Psicóloga, Educadores Sociais e recreacionistas e apresentam diminuição no nível de agressividade e melhora no desempenho escolar. Em todas essas áreas trabalham-se a auto-estima e a auto-valorização dentro da família e da comunidade em geral.
Marcadores:
cubatão,
gac,
história do gac,
vila dos pescadores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário